"Nossos passos
vÊm de
longe":
Memórias, histórias e re-existências negras
Histórico da coordenação do Programa
Coordenação - 2002-2012
Nilma Lino Gomes
Coordenadora e idealizadora
Professora Nilma Gomes, Pedagoga/UFMG, Mestra em Educação/UFMG, Doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Univ.Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). Dentre as premiações recebidas destacam-se: o Prêmio Magda Soares de Pesquisa em Educação, pelo Núcleo de Assessoramento e Apoio à Pesquisa da FAE/UFMG (2020), o Prêmio Carolina Bori, Ciência & Mulher, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como vencedora da área das humanidades (2022), a medalha Roquete Pinto de contribuição à Antropologia Brasileira concedida pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) (2022), a medalha Reitor Mendes Pimentel concedida por sua contribuição à UFMG. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR – (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atua como professora voluntária da UFMG, vinculada ao Departamento de Administração Escolar (DAE/FAE/UFMG).
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Idealizador
Professor Luiz Alberto (in memoriam), Ciências Sociais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutor em Sociologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (1994). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.(2006) Foi professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, e Membro do Comitê Científico do Observatoire Européen de la Violence Scolaire Foi Secretário Executivo da Secretaria Especial da Igualdade Racial da Presidência da República (2003-2004). Foi assessor da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo – FAPESP. Teve experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, segurança pública, educação, juventude, movimentos juvenis, diversidade, cultura, pesquisa qualitativa, cultura afro-brasileira – identidade racial , educação e políticas pública. Coordenador do Programa Inter-institucional de Mestrado e Doutorado em Educação do Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Onze de Novembro/Angola. Foi Presidente do Comitês Científico do Centro de Estudos Africanos da Universidade Federal de Minas Gerais e foi é membro do Comitê Técnico Científico do referido Centro. Atuou também como assessor do Programa de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, Abdias do Nascimento, SECADI/CAPES/MEC. E foi um dos idealizadores do Programa de Bolsas da Fundação Ford no Brasil.
Coordenação - 2013-2020
RODRIGO EDNILSON DE JESUS
Coordenador
Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG. Tem atuado na formação de membros de bancas de Heteroidentificação na UFMG, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no Ministério Público de Minas Gerais, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no Tribunal de Contas de Santa Catarina, além de diversas universidades brasileiras.
SHIRLEY APARECIDA DE MIRANDA
Coordenadora
Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Pós-Doutoramento em Ciências Sociais no Centro de Estudos Sociais/ CES/ Universidade de Coimbra (2016). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar. Integrante da equipe de docentes do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas (licenciatura). Pro-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG). . Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade etnico-racial e cultural com enfoque na educação indígena e educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos.
Coordenação - 2021 - Atual
NATALINO NEVES DA SILVA
Coordenador
Natalino é professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor e mestre em Educação pela UFMG. É líder do grupo de Pesquisa CNPq – Grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiáspora e Educação (GepeAfro).
Desde 2022 é coordenador da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: História da África e Cultura Afro- brasileira da UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA) e Sou Ciência – Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Integra à Coordenação do Núcleo Gestor do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão Social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).