Equidade Racial, Juventudes Negras e Territorialidades
O Ações nasce junto com o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Observatório da Juventude (OJ) no ano de 2002. Desde então, foram inúmeras parcerias estabelecidas direcionadas à promoção da equidade racial das juventudes negras e não negras. As territorialidades negras fazem parte, portanto, das preocupações de suas ações. Nesse sentido, cabe destacar a realização do Projeto Conexões de Saberes na UFMG: diálogos entre a Universidade e as comunidades populares, que foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, sendo desenvolvido pelo Ações e OJ na Faculdade de Educação da UFMG. O Conexões de Saberes na UFMG, pretende reconhecer e legitimar os saberes produzidos nos espaços e práticas dos movimentos populares, de modo a construir um diálogo com os mesmos e potencializar a interação entre eles. Aproximar os saberes produzidos nessas práticas populares e o saber acadêmico, consistiu em uma das formas que o projeto teve para construir a consciência da educação superior como um direito, incidindo sobre a problemática do acesso de jovens dos setores populares à universidade. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes é coordenado pela professora Cláudia Mayorga na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG).
Apoio: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
O objetivo do projeto é, por meio de rodas de conversa, promover o debate sobre identidade racial e as ações afirmativas com professores do ensino médio e estudantes matriculados no ensino médio dos diferentes campis do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e escolas e instituições públicas de educação. O projeto propõe proporcionar acesso à informação sobre o direito ao acesso à política de ação afirmativa a jovens negros, ampliando suas perspectivas sobre as possibilidades de acesso ao Ensino Superior. Além de contribuir para formação e consciência racial dos sujeitos envolvidos(as) no processo, a partir de uma afirmação das identidades negras, e problematização das hierarquias raciais que sustentam as relações entre brancos e negros.
Apoio: Emenda Parlamentar Deputada Federal Áurea Carolina de Freitas e Silva, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.