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No ano de 2021, o Programa passou a se estruturar por meio de uma gestão compartilhada de pessoas integrantes do Núcleo Gestor. O Núcleo é responsável por propor, coordenar e executar diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas tanto no âmbito da UFMG quanto fora dela. A formação do Núcleo conta com a participação de servidores(as) docentes e técnicos(as), discentes, ativistas do movimento negro e docentes da educação.

Natalino Neves da Silva é coordenador do Ações Afirmativas na UFMG desde 2021 e é professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor e mestre em Educação pela UFMG. É líder do grupo de Pesquisa CNPq – Grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiáspora e Educação (GepeAfro).
Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NERA) e Sou Ciência – Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Desde 2022 coordena a Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: História da África e Cultura Afro- brasileira da UFMG. Integra à Coordenação do Núcleo Gestor do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão Social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).

Analise de Jesus da Silva é Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutorado na UERJ. Pós-Doutorado na Universidade do Minho (UMinho) Portugal.
Trabalhou com Educação Básica em redes públicas e particular por 29 anos. Diretora de Escola eleita. Presidente Eleita do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte. Foi Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013.
Atualmente é: Coordenadora da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FAE/UFMG; Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017; Membro Titular do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2017 a 2019 e Pesquisadora cadastrada no CNPq.

Edgar Rodrigues Barbosa Neto é Graduado em História pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional (UFRJ). Realizou Estágios Pós-Doutorais na UFMG, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no PPGAS do Museu Nacional (UFRJ). Foi Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, do Instituto de Filosofia Padre Berthier, da Universidade Federal de Rio Grande e da Universidade Federal de Pelotas.
Atualmente é Professor de Antropologia do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE / FaE), do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (FAFICH/UFMG). É Pesquisador Associado ao Núcleo de Antropologia Simétrica do PPGAS do Museu Nacional. Os seus principais interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Antropologia das Religiões de Matriz Africana, Estudos Afro-Brasileiros, Antropologias AfroIndígenas, Antropologia e Educação.

Josimeire Alves Pereira é Doutora em História e Mestra em História/Unicamp; Licenciada em História/UFMG. Pós-Graduanda no Curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural/ IFMG-Ouro Preto.
Tem experiência na área de História (pesquisa e ensino), atuando como Professora na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil); Professora Convidada na UFMG.
Foi co-curadora das exposições NDÊ! Trajetórias afro-brasileiras em Belo Horizonte (Museu Histórico Abílio Barreto – 2018 a 2020) e Palácio da Liberdade, Leituras Negras e da Programação? Patrimônio, Cidade e Negritude? (IEPHA-MG/APPA-Arte e Cultura – 2019), e do Ciclo de Debates e Performances NKANDA: Patrimônio Afrodiaspórico em Minas Gerais (IEPHA-MG/APPA-Arte e Cultura – 2020).
Atua, ainda, como Gestora Institucional da Associação Cultural Casa do Beco. Integra o Grupo de Pesquisa Africanidades BH – EAD-UFMG, o GT-Emancipações e Pós-Abolição – MG (Anpuh) e a Rede Nacional de Historiadorxs Negrxs.

Ligia Mara Sabino é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Educação, FaE/UFMG. Especialista em Políticas Públicas para a Juventude pela Faculdade Newton Paiva. Técnica-Administrativa em Educação da UFMG, atua na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis -PRAE/UFMG. Coordenadora do Curso de Extensão Pré-Acadêmico Afirmação na Pós, Programa Ações Afirmativas na UFMG desde 2021.

Lígia tem experiência na área da saúde em hospital geral, na Política de Assistência Social com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e famílias em situação de violação de direitos.

Míria Gomes de Oliveira possui graduação em Letras pela UFMG, mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Estudos Lingüísticos pela UFMG. Pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona – Espanha) e na Universidde da Antuérpia (Bélgica). É escritora e professora da FAE-UFMG.
A professora desenvolve pesquisas em: politicas afirmativas, formação inicial e continuada de professores e relações etnicorraciais, diversidade e interseccionalidade, educação de adultos, interação em sala de aula, ensino/aprendizagem de línguas, ensino da literatura, letramentos.

Rodrigo Ednilson de Jesus é Graduado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil.
É presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG e coordenador geral do Projeto Pra Quem as Cotas. @praquemcotas

Patricia Maria de Souza SantanaDoutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em História pela UFMG.Escritora. Docente aposentada da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de BH. Coordenou o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Belo Horizonte. Foi diretora da Escola Municipal Florestan Fernandes.Patrícia é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (PROMESTRE/UFMG). Ex-Bolsista REUNI no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas na UFMG. Atuou nas seguintes frentes: professora orientadora na FLACSO Brasil, professora formadora no Saberes Indígenas da UFMG e no Curso de Aperfeiçoamento de Política de Equidade Racial na Educação Básica (EPPIR) / Programa Ações Afirmativas na UFMG/FaE-UFMG/MEC/SECADI. 

Shirley Aparecida de Miranda é Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutoramento em Ciências Sociais no Centro de Estudos Sociais ? CES/ Universidade de Coimbra.
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar. Integrante da equipe de docentes do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas (licenciatura).
Diretora de Políticas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG). Integrante de Comissão de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade etnico-racial e cultural com enfoque na educação indígena e educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos. Atuou como Coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG.

Silvia Regina de Jesus Costa é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-FaE/UFMG): Conhecimento e Inclusão social pela FaE/UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela FaE/ UFMG, Mestrado pelo (PPGE-FaE/UFMG).
Silvia é professora do ensino fundamental da Rede Municipal da Prefeitura Municipal de BH. Atuou como Professora e tutora do Curso Educação Escolar Quilombola do projeto Afirmando Direitos. Formadora, tutora e integrante da equipe pedagógica do curso pre-acadêmico Afirmação na Pós do Projeto de Extensão do Programa Ações Afirmativas. Bolsista do Programa de Incentivo à Formação Docente- Doutorado no FIEI/FaE/UFMG.
Integrante da Comissão de Ações Afirmativas do PPGE Conhecimento de Inclusão Social FaE/UFMG. Tem experiência de participação e organização em coletivos sociais e movimentos sociais de classe, raça, gênero e sexualidade. Experiência na coordenação pedagógica de pré-vestibular comunitário – EDUCAFRO e em escolas públicas. Integra também a equipe de coordenação do Curso do Curso Pré Acadêmico Afirmação na Pós desde 2021

Telma Borges da Silva é docente da Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, UFMG.
Possui graduação em Letras, mestrado Teoria da Literatura e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa.
É sócia correspondente da Academia de Letras do Noroeste, com sede em Paracatu, e da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Mucuri, com sede em Teófilo Otoni. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura (relações etnicorraciais, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa,Teoria Literária e Literatura comparada).

Vanessa Regina Eleutério Miranda é Graduada em Pedagogia pela UFMG, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes – UCAM.
Professora Adjunta no Setor de Didática do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da aE/UFMG. É Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Capes/UFMG e integrante do grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação da UFMG, na Linha Didática e Docência.
Participou da equipe de avaliadores do primeiro edital voltado para coleções de livros didáticos em Projetos Integradores, no edital de 2018 do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do Ministério da Educação (MEC). É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisas Didáktikè.
Atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Extensão Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais – PROEX/UEMG, de 2014 a 2019. Na UEMG, foi ainda Chefe do Departamento de Formação Pedagógica da Escola de Música, de 2016 a 2019, mesma unidade onde coordenou o Setor de Estágios Supervisionados de 2011 a 2015.

Yone Maria Gonzaga é Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialista em Gestão de Pessoas/FACE-UFMG e Licenciada em Letras pela mesma instituição.
Professora colaboradora do Programa Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE/UFMG; Professora Orientadora do Curso Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO/Brasil.
Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: formação docente e de gestores para Educação das Relações Étnico-raciais, gestão, diversidade étnico-racial, políticas públicas afirmativas e Direitos Humanos. De julho 2015 a dezembro/2018, ocupou o cargo de Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.
Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Atua como Consultora em Relações Étnico-Raciais e de Gênero.

Kelly Cristina Cândida de Souza, graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). É professora do Centro Pedagógico da UFMG. Formadora e tutora do Curso de Extensão Pré-Acadêmico Afirmação na Pós, Programa Ações Afirmativas na UFMG. Contadora de histórias e brincante.Foi bolsista de Iniciação Científica CNPQ do Programa Ações Afirmativas e tutora EaD no Curso de Especialização em Políticas da Promoção da Igualdade Racial na Escola (EPPIR). Atuou como professora da educação básica da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca e professora da educação básica da Escola Municipal João do Patrocínio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação e formação de professores, identidades étnico-raciais, literatura étnico-racial, formação de professores e exclusão racial.

 

Jairza da Silva, graduada em Geografia (Licenciada/Bacharel)/IGC-UFMG e Pedagoga, Mestra em Educação pelo PPGE-FaE-UFMG. Pesquisadora Colaboradora e Social Mídia do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiáspora e Educação (GEPEAFRO)/CNPQ, integrante do Curso de Extensão Pré-Acadêmico Afirmação na Pós. Membro do Projeto de Extensão Existances Museum/NEABI-UNIFAL-MG.É professora, Consultora das Relações Étnico-raciais e Gênero. Possui experiência de 12 anos na área de meio ambiente como Analista Ambiental e Técnica em Saneamento.Foi bolsista do Programa Conexão dos Saberes e UNIAFRO II, coordenadora adjunta do Projeto Construindo espaços de diálogo e reflexão sobre metodologia de pesquisa sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas/Centro Pedagógico-UFMG, professora e tutora dos Cursos de Aperfeiçoamento na modalidade da Educação Escolar Quilombola / Programa Ações Afirmativas e Observatório da Educação Escolar Indígena e Quilombola da UFMG, tutora EaD no Curso de Especialização em Políticas da Promoção da Igualdade Racial na Escola (EPPIR). Atuou como professora da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Básica.

Aline Neves Rodrigues Alves é Doutoranda e Mestra em Educação/FaE-UFMG, formada em Geografia Licenciatura/IGC-UFMG e professora de Geografia na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMED/BH.
Integra o grupo de pesquisa Infâncias e Educação: concepções e práticas no ensino fundamental de Tempo Integral (CNPQ), também o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA-CNPQ), o Coletivo Ações Afirmativas na UFMG e a Rede de Geógrafos/as Negros/as do Brasil, bem como é fundadora do Grupo de Trabalho Geografias em Perspectivas Negras/GT GEPENE pela Associação de Geógrafos/as Brasileiros/as/AGB – Seção Belo Horizonte.
Tem experiência em formação docente por meio da gestão, construção de material didático e tutoria de cursos de atualização e especialização com temas como juventude negra (Curso JUVIVA – MEC/UFMG), educação escolar quilombola (FaE/UFMG), a doença falciforme no contexto escolar (MEC/CEMOBH/NUPAD/FAE/UFMG) e educação integral (TEIA/UFMG/Prefeitura de Contagem). É autora de livros da Coleção Terras de Quilombos (INCRA/OJB-UFMG) e da Coleção Conexões escolares com a TV Digital (Seja Digital/ANATEL).
Coordena o Grupo de Estudos Ações Afirmativas (GEAA) na UFMG e é co-coordenadora, desde 2014, do Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica (SIEX-UFMG), onde gerenciou cursos de atualização para professores/as de diferentes redes da região metropolitana de Belo Horizonte. Integrante da equipe do Curso de Extensão Pré-Acadêmico Afirmação na Pós.
Tem interesse nas seguintes áreas: ensino de Geografias, relações étnico-raciais, descolonização de processos educativos/formativos, projetos de iniciação científica na educação básica, políticas públicas de ações afirmativas, juventude negra e saúde da população negra.